Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2013


O CLÁSSICO DO CAFÉ


A origem
Disputado desde o início dos anos 60, o Clássico do Café é sem dúvida o maior clássico do interior do Paraná. Apesar de não ser disputado pelas duas agremiações da categoria profissional desde 2004, quando o Grêmio venceu a equipe do Tubarão no Willie Davids pelo placar de 1x0: Londrina Esporte Clube e Grêmio de Esportes Maringá, que são ícones nos corações das suas respectivas cidades e de seus apaixonados torcedores farão partida pela categoria sub 20, no Distrito de Floriano, no próximo dia 11 de maio.


Goleadas
Os placares mais elásticos entre as duas equipes aconteceram nos anos 60, o primeiro, no VGD, em Londrina, Londrina 1 x 4 Grêmio, em 30 de agosto de 1964. No mesmo VGD, em 28 de janeiro de 1967, Londrina 8 x 3 Grêmio.

A final caipira
O Clássico do Café também já foi palco de uma final de Campeonato Paranaense. Em 1981, Grêmio e Londrina se enfrentaram em dois jogos para ver quem seria o campeão daquele ano, o mais irônico é que o Grêmio Maringá é quem “classificou” o Londrina para a final vencendo o Coxa em Curitiba nas últimas rodadas da fase classificatória, desclassificando o Coxa e praticamente carimbando o passaporte do Tubarão para uma “final caipira”.
Na primeira partida disputada em Maringá, surpreendentemente, o Tubarão logo de cara faz 2x0 no primeiro tempo e já no início do segundo marca o terceiro. Willie Davids lotado e em silêncio, até que um pênalti é marcado e o Galo diminui. O Galo é perseverante e logo em seguida diminui novamente, 3x2. Placar que não é alterado até o fim da partida.
O Grêmio vai para a segunda partida da final, em Londrina, com o dever de reverter o placar de 3x2 em Maringá, mas é o Tubarão que abre o placar no primeiro tempo. O Grêmio não se entrega e logo depois num cruzamento dentro da área, sobra livre para o atacante do Galo mandar para o fundo das redes, 1 x 1. Chega o segundo tempo e as duas equipes se estudam como num tabuleiro de xadrez, até que num cruzamento do lado esquerdo do campo, o Londrina faz o segundo gol numa cabeçada fulminante e que não deu chances ao goleiro Rubens do Grêmio. Era decretado o Campeão Paranaense de 1981, na final caipira.


A sub 20
O palco para o próximo Clássico do Café não será o Estádio do Café e nem o Willie Davids, “Coliseus anacrônicos” de muitas batalhas épicas entre Tubarão e Galo. O Clássico do Café terá como palco, o Campo do Centro Esportivo do Distrito de Floriano, que vem sendo a casa do Grêmio Maringá tanto na categoria sub 17 como na sub 20. O Galo vem fazendo um trabalho de garimpagem e de revelação de talentos, por meio da concretização do projeto “Jogando Por Um Sonho“, do Presidente Aurélio Almeida.
O Grêmio Maringá convoca o seu torcedor para que vá a Floriano apoiar o clube que tanto deu alegria ao maringaense e está se reestruturando para chegar à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense. O Grêmio sempre valorizou e valoriza o seu maior patrimônio, você Torcedor Guerreiro, venha prestigiar o seu clube do coração. Torça pelo time de maior tradição na cidade de Maringá.


GRÊMIO MARINGÁ X LONDRINA
Local: Estádio do Centro Esportivo de Floriano
Data: 11/05/2013 – sábado
Horário: 15:00 horas