Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2013

BODAS DE OURO DO PRIMEIRO TÍTULO DO GRÊMIO MARINGÁ


BODAS DE OURO DO PRIMEIRO TÍTULO DO GRÊMIO MARINGÁ



Apesar do primeiro título do Campeonato Paranaense de Futebol conquistado pelo Grêmio Maringá ser atribuído cronologicamente ao ano de 1963, a data do confronto final e, conseqüentemente do título, foi no dia 29 de março de 1964. Diferente de como é hoje, os estaduais eram disputados no segundo semestre e se alongavam aos meses iniciais do ano sequente.

Mas se o título é atribuído ao ano de 1963, podemos comemorar as bodas de ouro nesse presente ano de 2013. Mas de qualquer forma, os anos de 1963 e 1964 foram anos de arte e turbulência. Em 1963 a canção Love Me Do dos Beatles atinge o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra e em 1964 ocorreria o golpe militar que se alongaria por mais de 20 anos em terras tupiniquins.
Nesse meio tempo, a jovem cidade de Maringá estava ansiosa, pois sua também jovem equipe de futebol estava entre os três clubes que decidiriam o Campeonato Paranaense de 1963 por meio de um triangular:
Grêmio Maringá – Campeão do Norte
Ferroviário – Campeão do Sul
Cambaraense – Campeã do Norte Velho
Em 03 de fevereiro de 1964, o Galo vence o Ferroviário no Willie Davids por 3 x 2. Garoto, Soca e Nilson são os goleadores pelo Grêmio. Em 01 de março, em Cambará, novo 3 x 2 para o Galo. Nilson, Soca e Haroldo marcam os gols. Em 15 de março, no Willie Davids, o Galo vence novamente o time de Cambará, pelo placar de 3 x 1, gols de Soca, Garoto e um gol contra da Cambaraense.
O Galo tem 6 pontos e o Ferroviário 4. O ferroviário precisa vencer em Curitiba para provocar entre eles uma final em melhor de três partidas. O empate dava o título para o Grêmio. Mesmo com um jogador a menos (expulso no final do primeiro tempo) o Galo segurava o empate por 1 x 1 até os 43 do 2º tempo, quando leva o gol do Ferroviário. Euforia dos Curitibanos. Mas o Galo, valente, nos acréscimos, com o goleador Garoto faz o gol de cabeça, empatando a partida em 2 x 2. O Galo era o campeão de 1963.
Maringá dava o primeiro passo para novas conquistas estaduais e nacionais.