Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto Jogando por um sonho - Grêmio Maringá


PROJETO JOGANDO POR UM SONHO


O presidente do Grêmio Maringá, Aurélio Almeida, que é ex jogador e já foi treinador de duas seleções nacionais desenvolveu um brilhante projeto que tem como objetivo formar atletas para o time oficial do clube
e poder encaminhar jogadores com talento e qualidade para os grandes times do Brasil e exterior. Segundo o presidente, o fator que impulsionou a criação do projeto foi o descontentamento com alguns “absurdos” que vêm acontecendo, por exemplo, clubes estrangeiros trazendo escolas para o Brasil, um país com cenário de futebol invejável e cheio de talentos, que forma diversos atletas e os vende para o exterior.
A realização de um sonho não deve ser tratada como brincadeira. O próprio presidente diz que até mesmo os sonhos têm limite. “Existe muita gente brincando com os sonhos, aproveitando financeiramente de famílias e garotos que sonham em jogar futebol, mas que não têm talento de verdade e nunca conseguirão tornar-se profissionais. Nós do Grêmio Maringá faremos diferente. Queremos dar oportunidade àqueles que mesmo com talento não tiveram chances.”
Jogando por um Sonho trata-se de um projeto inovador que buscará novos talentos do futebol em todo o Brasil. O diferencial é a atenção que o clube dará para cada peneira, avaliação e seleção. A própria equipe técnica do GEM irá aos municípios e permanecerá por uma ou duas semanas realizando o processo de avaliação e seleção. Todas as peneiras serão divulgadas no Site Oficial e a equipe de avaliação será composta exclusivamente pela comissão técnica do próprio time, evitando a atuação de falsos olheiros usando o nome do time para enganar a boa fé de pais e investidores.
É importante salientar que o Projeto será totalmente gratuito, que não será cobrado nenhum centavo de quem quer participar das peneiras. Para os garotos entre 14 e 23 anos que tiverem mais destaque e forem selecionados a equipe do Grêmio buscará investidores na própria cidade deles, de modo que possam vir a Maringá sob responsabilidade do clube e ficar alojados na casa dos atletas oficial do time. Estes garotos ficarão como “aprendizes”, inseridos nas categorias de base e serão treinados e capacitados para tornarem-se profissionais e poderão, conforme o desenvolvimento de cada um, fazer parte da equipe profissional do GEM.
Segundo o Presidente Almeida, o clube quer ser formador de boas categorias de base, profissionalizando jogadores e valorizando o estudo de cada um deles. Durante a semana de peneiras, haverá avaliação também das categorias femininas de 14 a 23 anos, já que o Grêmio Maringá, a partir de 2013 terá também equipes femininas de diferentes categorias seguindo regulamentos da FIFA, CBF e FPF.
Para o projeto existirá um regulamento que ficará disponível no site oficial do Time e será detalhado para cada cidade onde serão realizadas as avaliações.